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1. Identity statement
Reference TypeConference Paper (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identifier8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8
Repositorysid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.15.10
Last Update2020:06.09.18.35.03 (UTC) simone
Metadata Repositorysid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.15.10.08
Metadata Last Update2022:07.08.21.15.21 (UTC) administrator
Secondary KeyINPE--PRE/
Citation KeyGalvãoAgui:2017:MoUsTe
TitleModelagem de uso de terra em múltiplas escalas no Brasil
Year2017
Access Date2024, May 19
Secondary TypePRE CN
Number of Files1
Size267 KiB
2. Context
Author1 Galvão, Amanda Louisi dos Santos
2 Aguiar, Ana Paula Dutra de
Resume Identifier1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JGHD
Group1
2 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR
Affiliation1 Universidade Estadual Paulista (UNESP)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Author e-Mail Address1 amandalouisigalvao@gmail.com
2 ana.aguiar@inpe.br
Conference NameSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Conference LocationSão José dos Campos, SP
Date25-26 jul.
History (UTC)2017-08-09 15:10:46 :: simone -> administrator :: 2017
2017-08-12 16:01:17 :: administrator -> simone :: 2017
2017-08-24 16:32:44 :: simone -> administrator :: 2017
2018-06-04 02:27:38 :: administrator -> simone :: 2017
2020-06-09 18:35:04 :: simone -> administrator :: 2017
2022-07-08 21:15:21 :: administrator -> simone :: 2017
3. Content and structure
Is the master or a copy?is the master
Content Stagecompleted
Transferable1
Content TypeExternal Contribution
AbstractEste estudo, iniciado em agosto de 2016, corresponde basicamente à obtenção de dados espaciais de infraestrutura do Brasil, sendo eles rodovias, ferrovias e hidrovias, e execução de validações topológicas nesses mesmos dados, bem como realização de edições para correção dos erros topológicos levantados no processo de validação, para posterior aplicação na Generalized Proximity Matrix (GPM). Os dados de infraestrutura foram obtidos a partir de fontes oficiais, cujo acesso é de domínio público, no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). Posteriormente, os testes de validação topológica e edições vetoriais foram realizados utilizando Sistema de Informações Geográficas (SIG), nesse caso, o ArcGIS. No SIG, a topologia expressa o relacionamento espacial entre as geometrias de ponto, linha ou área, que se conectam ou são adjacentes. A validação da topologia teve como objetivo estabelecer o controle sobre os dados vetoriais durante as edições e consistiu na aplicação de regras diversas e específicas, fornecidas pelo próprio ArcGIS, para detectar os possíveis erros topológicos de um dado. Dentre todas as regras, utilizou-se as 8 (oito) a seguir: must not overlap, must not have dangles, must not self-intersect, must not have pseudos, must not intersect, must be single part, must not intersect or touch interior e must not self-overlap. Os erros levantados pela ferramenta foram analisados um a um, uma vez que a correção automática pode gerar novos erros ou não solucionar o problema. Sem a correção o dado não pode ser utilizado, pois apresentará falhas que impedirá a GPM de funcionar corretamente e não será possível gerar medidas de conexões a mercados através da mesma, que computa as relações espaciais levando em conta tanto as relações absolutas (distância euclidiana) como as relações espaciais relativas. Nesse contexto, utilizou-se o TerraME, que trabalha o conceito de espaços celulares, isto é, grades regulares delimitadas por um polígono, criadas a partir de dados vetoriais ou matriciais e armazenadas em bancos de dados TerraLib. O código computacional da GPM rodado pelo TerraME está em constantes mudanças e adequações para atingir um resultado seguro. Por fim, com esse estudo, obteve-se um banco de dados contendo os dados de infraestrutura de rodovias e hidrovias validadas e corrigidas topologicamente, restando apenas validação e correção das ferrovias. Dessa forma, será possível analisar as distâncias de mercado com relação às variáveis externas, tal como a situação de superfície de uma rodovia ou o trecho navegável de um rio. Conclui-se, até o momento, que a validação e correção de erros topológicos são necessárias para obtenção de um dado confiável e extensamente aplicável em diversas situações, tais como na aplicação da GPM.
AreaCST
Arrangement 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > COCST > Modelagem de uso...
Arrangement 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2017 > Modelagem de uso...
doc Directory Contentaccess
source Directory Contentthere are no files
agreement Directory Content
agreement.html 09/08/2017 12:10 1.0 KiB 
4. Conditions of access and use
data URLhttp://mtc-m21b.sid.inpe.br/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8
zipped data URLhttp://mtc-m21b.sid.inpe.br/zip/8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8
Languagept
Target FileGalvao_modelagem.pdf
User Groupsimone
Reader Groupadministrator
simone
Visibilityshown
Update Permissionnot transferred
5. Allied materials
Next Higher Units8JMKD3MGPCW/3F3T29H
8JMKD3MGPDW34P/478H8LM
Citing Item Listsid.inpe.br/bibdigital/2013/10.19.20.40 2
sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.39.56 1
sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.44.43 1
Host Collectionsid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notes
NotesBolsa PIBIC/INPE/CNPq
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7. Description control
e-Mail (login)simone
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