1. Identity statement | |
Reference Type | Conference Paper (Conference Proceedings) |
Site | mtc-m21b.sid.inpe.br |
Holder Code | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identifier | 8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8 |
Repository | sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.15.10 |
Last Update | 2020:06.09.18.35.03 (UTC) simone |
Metadata Repository | sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.15.10.08 |
Metadata Last Update | 2022:07.08.21.15.21 (UTC) administrator |
Secondary Key | INPE--PRE/ |
Citation Key | GalvãoAgui:2017:MoUsTe |
Title | Modelagem de uso de terra em múltiplas escalas no Brasil |
Year | 2017 |
Access Date | 2024, May 19 |
Secondary Type | PRE CN |
Number of Files | 1 |
Size | 267 KiB |
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2. Context | |
Author | 1 Galvão, Amanda Louisi dos Santos 2 Aguiar, Ana Paula Dutra de |
Resume Identifier | 1 2 8JMKD3MGP5W/3C9JGHD |
Group | 1 2 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Affiliation | 1 Universidade Estadual Paulista (UNESP) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Author e-Mail Address | 1 amandalouisigalvao@gmail.com 2 ana.aguiar@inpe.br |
Conference Name | Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE) |
Conference Location | São José dos Campos, SP |
Date | 25-26 jul. |
History (UTC) | 2017-08-09 15:10:46 :: simone -> administrator :: 2017 2017-08-12 16:01:17 :: administrator -> simone :: 2017 2017-08-24 16:32:44 :: simone -> administrator :: 2017 2018-06-04 02:27:38 :: administrator -> simone :: 2017 2020-06-09 18:35:04 :: simone -> administrator :: 2017 2022-07-08 21:15:21 :: administrator -> simone :: 2017 |
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3. Content and structure | |
Is the master or a copy? | is the master |
Content Stage | completed |
Transferable | 1 |
Content Type | External Contribution |
Abstract | Este estudo, iniciado em agosto de 2016, corresponde basicamente à obtenção de dados espaciais de infraestrutura do Brasil, sendo eles rodovias, ferrovias e hidrovias, e execução de validações topológicas nesses mesmos dados, bem como realização de edições para correção dos erros topológicos levantados no processo de validação, para posterior aplicação na Generalized Proximity Matrix (GPM). Os dados de infraestrutura foram obtidos a partir de fontes oficiais, cujo acesso é de domínio público, no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). Posteriormente, os testes de validação topológica e edições vetoriais foram realizados utilizando Sistema de Informações Geográficas (SIG), nesse caso, o ArcGIS. No SIG, a topologia expressa o relacionamento espacial entre as geometrias de ponto, linha ou área, que se conectam ou são adjacentes. A validação da topologia teve como objetivo estabelecer o controle sobre os dados vetoriais durante as edições e consistiu na aplicação de regras diversas e específicas, fornecidas pelo próprio ArcGIS, para detectar os possíveis erros topológicos de um dado. Dentre todas as regras, utilizou-se as 8 (oito) a seguir: must not overlap, must not have dangles, must not self-intersect, must not have pseudos, must not intersect, must be single part, must not intersect or touch interior e must not self-overlap. Os erros levantados pela ferramenta foram analisados um a um, uma vez que a correção automática pode gerar novos erros ou não solucionar o problema. Sem a correção o dado não pode ser utilizado, pois apresentará falhas que impedirá a GPM de funcionar corretamente e não será possível gerar medidas de conexões a mercados através da mesma, que computa as relações espaciais levando em conta tanto as relações absolutas (distância euclidiana) como as relações espaciais relativas. Nesse contexto, utilizou-se o TerraME, que trabalha o conceito de espaços celulares, isto é, grades regulares delimitadas por um polígono, criadas a partir de dados vetoriais ou matriciais e armazenadas em bancos de dados TerraLib. O código computacional da GPM rodado pelo TerraME está em constantes mudanças e adequações para atingir um resultado seguro. Por fim, com esse estudo, obteve-se um banco de dados contendo os dados de infraestrutura de rodovias e hidrovias validadas e corrigidas topologicamente, restando apenas validação e correção das ferrovias. Dessa forma, será possível analisar as distâncias de mercado com relação às variáveis externas, tal como a situação de superfície de uma rodovia ou o trecho navegável de um rio. Conclui-se, até o momento, que a validação e correção de erros topológicos são necessárias para obtenção de um dado confiável e extensamente aplicável em diversas situações, tais como na aplicação da GPM. |
Area | CST |
Arrangement 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > COCST > Modelagem de uso... |
Arrangement 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2017 > Modelagem de uso... |
doc Directory Content | access |
source Directory Content | there are no files |
agreement Directory Content | |
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4. Conditions of access and use | |
data URL | http://mtc-m21b.sid.inpe.br/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8 |
zipped data URL | http://mtc-m21b.sid.inpe.br/zip/8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8 |
Language | pt |
Target File | Galvao_modelagem.pdf |
User Group | simone |
Reader Group | administrator simone |
Visibility | shown |
Update Permission | not transferred |
|
5. Allied materials | |
Next Higher Units | 8JMKD3MGPCW/3F3T29H 8JMKD3MGPDW34P/478H8LM |
Citing Item List | sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.19.20.40 2 sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.39.56 1 sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.44.43 1 |
Host Collection | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20 |
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6. Notes | |
Notes | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
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7. Description control | |
e-Mail (login) | simone |
update | |
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